quinta-feira, 31 de agosto de 2006

T-shirt «ofende» autoridades americanas

Se não é anedota parece....

Tirado daqui (em 31-08-2006) - Portugal Diário


"Um arquitecto de origem iraquiana, Raed Jarrar, diz que foi forçado a tirar a t-shirt com a frase escrita em árabe, «Nós não nos calaremos», antes de embarcar num voo de Nova Iorque para a Califórnia. A notícia é avançada pela BBC.


Raed Jarrar conta que dois seguranças do aeroporto nova-iorquino John F. Kennedy avisaram-no que a sua indumentária era ofensiva. O passageiro já tinha feito o check-in e passado pelo controlo do raio-x quando os dois funcionários pediram-lhe para se identificar e mostrar o bilhete de embarque.


Os seguranças disseram-lhe, conta Raed Jarrar, que vários passageiros tinham-se queixado da camisola, alegadamente preocupados com o que poderia dizer a frase escrita em árabe, e pediram-lhe para a tirar.


O passageiro recusou-se a despir a t-shirt, argumentando que o slogan não era ofensivo, lembrando que a liberdade de expressão é um direito constitucional.


«Cresci e passei a minha vida inteira sob um regime autoritário e sei que estas coisas acontecem. Mas estou chocado que isto tenha acontecido aqui, nos EUA», Jarrar disse a um estação de rádio nova-iorquina.


Depois de uma discussão, os funcionários do aeroporto convenceram Raed Jarrar a vestir outra camisola, que lhe compraram na loja do aeroporto, antes de embarcar no avião da companhia aérea da Jetblue no dia 12 de Agosto.


O slogan «Não nos calaremos» estava escrito na t-shirt preta do arquitecto em árabe e em inglês. Esta frase foi adoptada por vários opositores à guerra do Iraque e outros conflitos no Médio Oriente. A expressão, adianta a BBC, tem origens na associação política Rosa Branca, que se opôs à governação nazi na Alemanha.


Entretanto, as autoridades norte-americanas dos transportes abriram um inquérito depois da Comité árabe nos EUA Contra a Discriminação ter denunciado a situação, acrescenta a BBC."

terça-feira, 1 de agosto de 2006

Férias!!!!!!!!!!

Vou alí já volto.


referer referrer referers referrers http_referer