sábado, 20 de janeiro de 2007

Esclarecimento sobre os CD'S

"Estamos esclarecidos?
O boato de que não podemos ter cd's gravados no carro é pura mentira.

Porque, quando a reprodução de um cd se enquadra no conceito de "cópia privada" e que, conforme é referido no art.º 81º, b) do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, não atinja a exploração normal da obra, esse tipo de cópia é consentido.

Ou seja, se vocês copiarem o cd para vocês próprios ou para um amigo e só tiverem uma ou duas cópias, seja no carro ou no bolso de trás, não há infracção.

Agora se tiverem 40.000 cópias, enfiadas num saco preto, com respectivas caixas e capas sacadas da net, como fazem as pessoas duvidosas...aí talvez já haja um ligeiro problema de "exploração anormal da obra".

Esse mail é pura treta, talvez lançado até por alguma editora, que se lembrou que se calhar assim as pessoas copiavam menos cd's e compravam os originais.


Atentem na Lei:

Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos

Artigo 81º - Outras utilizações


É consentida a reprodução:
a) Em exemplar único, para fins de interesses exclusivamente científico ou humanitário, de obras ainda não disponíveis no comércio ou de obtenção impossível, pelo tempo necessário à sua utilização;
b) Para uso exclusivamente privado, desde que não atinja a exploração normal da obra e não cause prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor, não podendo ser utilizada para quaisquer fins de comunicação pública ou comercialização.


Façam circular este mail, em vez do outro aldrabilhas."

Enviado por email pelo Blog ailaif

10 Comments:

Blogger Carla said...

por acaso recebi o outro e fiquei preocupada...
beijinhos e bom fim de semana

2:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também recebi o email e recebi da minha cunhada afirmando que era tudo mentira, enfim, tudo aquilo que está escrito nesta mensagem. :)

Bom 2007!! *

1:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem é amigo, quem é?:)))))) Bom fim de semana

9:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só não fiquei preocupado porque todo os meus discos piratas acheios por acaso. E os meus amigos também e nenhum deles se lembra já onde os achou.
Por isso não me preocupei!...
Cumpts.

10:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todos os meus discos pirata achei-os por acaso, digo.
Cumpts.

10:57 da tarde  
Blogger mada said...

Parabéns pelo serviço público.
Se os discos fossem mais baratos!...
Já agora, visitem o meu outro blog.
www.nazarenoite,blogspot,com

7:55 da tarde  
Blogger mada said...

www.nazarenoite.blogspot.com

7:56 da tarde  
Blogger Archeogamer said...

Sinceramente eu nem meto os originais no carro, pq cd's em automóveis riscam-se muito e gosto de preservar o original, notícias como estas só assustam.

Obrigado pela informação, bom serviço cívico. Cumps!!!

12:19 da tarde  
Blogger O Turista said...

Daqui a uns tempos em vez de medirem a alcolemia e tal vão ver o meu leitor de mp3...
LOLL
Aparece pelos meus lados...
Bjs

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com/

5:48 da tarde  
Blogger André L said...

Olá Maria. Por acaso quando ouvi o boato estive tb a verificar a legislação e deparei-me com esse, digamos, buraco. porque tb fiquei preocupado...
Mas é infracção copiar sem ter o original ou comprovativo de compra do mesmo. pelo menos foi o que captei da Lei.
enfim, tema de debate.

Cmps, bom fim de semana

11:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer