sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Como ser enganado por um empregado de mesa

Desta vez a história não se passou comigo, mas com um amigo meu...
Ele foi jantar a um restaurante para festejar qualquer coisa, nem sei bem o quê, mas também não vem ao caso.
O que eu sei dizer é que eram três pessoas a jantar e que a conta era de 30 contos. Dividiram a despesa deram 10 contos cada. Quando o empregado de mesa levou o dinheiro ao patrão, este ao olhar para a conta reparou que se tinha enganado em 5 contos e disse ao empregado que fosse devolver o dinheiro. Só que o empregado era um xico esperto resolveu pôr 2 contos ao bolso_ Até porque assim as contas eram mais fáceis de fazer!_
Agarrou nos 3 contos que sobraram e deu mil escudos a cada um dos convidados que agradeceram a honestidade.
Passado uns tempos voltaram ao mesmo restaurante e desta vez foram atendidos pelo patrão que lhes pediu imensa desculpa pelo engano de 5 contos que tinha cometido da última vez que lá estiveram.
Só que não se lembravam de nenhum engano de 5 contos, mas sim de um de 3 contos e chamaram o empregado à atenção.
Quando se sentaram os 5 à mesa chegaram à conclusão que não tinha havido nenhum engano de 5 contos, nem de 3 contos mas sim de mil escudos!
Passo a explicar:
A conta era de 30 contos.
Deram 10 contos cada.
O patrão dá 5 contos para devolver aos clientes.
O empregado mete 2 contos ao bolso e dá mil escudos a cada um.
Logo cada cliente pagou 9 contos! (10-1 = 9)
Se cada um dos 3 clientes pagou 9 contos (o que faz um total de 27 contos) e o empregado pôs 2 contos ao bolso (total de 29 contos), onde raio é que páram os mil escudos que faltam?

(Recebi por email)

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem parte e reparte, e não fica com a melhor parte...ou é tolo ou não sabe da arte ;)

7:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:) charada antiga..:) mas que baralha e dá quase para enriquecer..:)

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu tenho uma história ainda mais engraçada.. e que foi real!!!

Uma amiga minha do Porto foi jantar com uma amiga.. entretanto uma empregada não quis servi-las.. pois o menu só dizia que era só para casais..

Agora imagina-te!!! AHAH!!

5:42 da tarde  
Blogger Carla said...

Em terra de cego, quem tem olho é rei ;)
Bjx

10:46 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

tu nem me lembres essa história: à conta dela passei uma tarde inteira - eu e mais gente´- atentar resolver a charada: até usamos dinheiro e tudo! Eu lembro-me que na altura conseguimos chegar a uma conclusão mas agora não me lembro e NÃO VOU pensar nisso outra vez!!

12:41 da manhã  
Blogger rules said...

mt giro.... hehehehehe

2:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

30 contos menos 5 contos dá 25 contos. 25 contos + 3 contos, dá 28 contos. Se o empregado pôs 2 contos ao bolso, dá o total de 30 contos.

3:47 da tarde  
Blogger Freddy said...

Eu acho q estão na conta do Valentim ou do Avelino... ;)

Última Hora: Violentissima operação na blogosfera portuguesa... Zona Franca lança OPA sobre Abrupto

4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, acabei de ter aula de matemática, é sexta feira à tarde, tá mau tempo...
Sinceramente?
Volto cá noutro dia pa resolver essa! LOL!
Mas tá fixe...

6:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer